TREINAMENTOS
Uma bateria de tração consiste de alguns elementos, como caixa de ferro de bateria, interligações, sistema de abastecimento de água (tendo opções de válvula plip-top ou válvulas de enchimento automático interligado por mangueira), cabo da bateria, tomada do conector, distanciadores de elementos, os elementos e terminais positivos e negativos.
DESCARGA
Durante uma descarga, a quantidade de sulfato de chumbo aumenta nas placas e, consequentemente, a temperatura da bateria se eleva até 45ºC. A corrente do polo positivo sai da bateria para alimentar a máquina, fazendo com que o ácido fique totalmente livre das pacas, ou seja, totalmente consumido.
A densidade de uma bateria descarregada é sempre de 1.160kg/dm³ e tensão de 1,99VPE (+/- 5%). O recomendável é ter 80% de descarregamento, pois acima disso, sua recarga será muito mais lenta, além de correr o risco de queimar os componentes da máquina.
RECARGA
Já durante a sua recarga, o inverso acontece: a corrente circula dentro da bateria, desprendendo o ácido das placas e retornando à forma livre, e o sulfato de chumbo se converte em chumbo livre, placa e dióxido de chumbo.
Um cuidado grande deve se tomar ao fazer a gaseificação da máquina, pois ao finalizar esse processo, existe um grande risco de explosão. O recomendável é completar a água desmineralizada ao final da carga e nunca ante. E evitar adicionar ácido ou outros produtos na bateria.
VIDA ÚTIL DA BATERIA
Os modelos de baterias chumbo-ácidas são fabricadas para durar 1500 ciclos de carga, um total de 80% da sua capacidade. Para ter uma maior durabilidade, evite descarregar mais que o recomendado, evite temperatura acima de 50ºC, cargas inadequadas e falta de manutenção. Tomando esses cuidados, você tem um aparelho por mais tempo e com qualidade.
SULFATAÇÃO DE BATERIAS
As razões são cargas incompletas, carregadores com problemas e carregadores sub e/ou superdimensionados. O principal sintoma da sulfatação é a redução da capacidade da bateria.
Fique atento a isso, e caso aconteça, chame imediatamente um especialista. A bateria deve ser mantida em carga de dessulfatação em regime controlado de corrente e tensão bem baixo e constante. Nunca coloque ácido na bateria para tentar resolver o problema. Isso faz com que a concentração de sulfato nas placas e a tensão do carregador aumentem, elevando ainda mais a sulfatação.