Para o bom funcionamento da bateria é preciso que tenhamos cuidados com os carregadores. Bateria e carregador em perfeito funcionamento é garantia de uma operação eficiente.
Quanto à instalação do equipamento:
Sempre que instalar um novo equipamento, ou mudar o equipamento de local algum já instalado, verifique as condições da tomada de energia, e se a mesma é compatível com a tensão de alimentação e potência do carregador. Quando necessitar substituir um carregador, tenha certeza de fazer por um outro de mesmas características tanto em corrente como tensão, um carregador mal dimensionado pode danificar a bateria reduzindo sua vida útil. Sempre instale o carregador em local seco e arejado, fora da ação do sol ou chuva e distante da parede entre 10 cm e 15 cm, nunca deixe os orifícios de ventilação ou ventiladores obstruídos, isto pode diminuir a vida útil do equipamento devido ao excesso de calor. Instalar em local adequado, pois o mesmo pode ser atropelado e amassado por empilhadeiras ou carrinhos. Não instale próximo de armazenamento de papéis, papelão ou material inflamável.
Quanto à utilização:
É comum, os cabos de saídas do carregador se deteriorarem com o tempo, faça revisões periódicas nos mesmos, evitando possíveis curtos circuitos devido ao “descascamento” dos mesmos. Verifique sempre se o conector de saída não está oxidado e/ou com mau contato. Uma maneira simples de se constatar isto, é verificar se quando o carregador está carregando a bateria, as extremidades dos cabos próximo ao conector não estão super aquecidas, o mau contato causa aquecimento em excesso. Deve ser feita limpeza externa sempre que necessário, utilizando pano seco. Caso for necessário utilizar pano úmido, desligue o carregador da tomada. Faça uma limpeza interna com ar comprimido, pelo menos uma vez ao ano, tomando cuidado para não provocar o desligamento da fiação ou de componentes internos.
Quanto à manutenção:
Os modelos de baterias chumbo-ácidas são fabricadas para durar 1500 ciclos de carga, um total de 80% da sua capacidade. Para ter uma maior durabilidade, evite descarregar mais que o recomendado, evite temperatura acima de 50ºC, cargas inadequadas e falta de manutenção. Tomando esses cuidados, você tem um aparelho por mais tempo e com qualidade.
O que acontece se o carregador for conectado com polaridade invertida?
Em geral não acontece nada. Os carregadores atuais do mercado tem sistemas de proteção contra inversão de polaridade que não permite seu funcionamento e em alguns carregadores o fusível de proteção queima, evitando prejuízos ao mesmo e a bateria.
O carregador trifásico funciona em rede monofásica?
Não. Dependendo da forma que for ligado, o equipamento pode até acender o display e iniciar o processo de recarga, porém logo apresentará erro.
Principais defeitos de fácil detecção pelo usuário.
Os defeitos apresentados a seguir, são os mais comuns nos diversos tipos de carregadores existentes mercado, e são os mais fáceis de serem detectados pelo usuário, devido a maneira como se apresentam nos equipamentos.
Carregador não liga.
Fusível de entrada pode estar queimado. – Mau contato na tomada. – Falta de energia na tomada de alimentação. – Polaridade dos cabos que ligam a bateria ao carregador podem estar invertidos (somente alguns modelos de carregadores possuem este recurso).
Carregador liga mas não carrega.
Fusível de entrada pode estar queimado. – Falta de uma das fases de alimentação de rede elétrica ou algum fusível da mesma, queimado,(quando o equipamento é trifásico). – Mau contato no conector de saída. – Defeitos nas placas eletrônicas do equipamento. – Carregador liga e queima fusível de entrada e/ou saída – Polaridade dos cabos que ligam a bateria ao carregador podem estar invertidos, isto em carregadores que não possuem proteção contra inversão de polaridade. – Diodos ou SCR em curto circuito. – Transformador principal ou auxiliar em curto-circuito. – Tomada de energia elétrica com tensão superior a selecionada no transformador do carregador. – Diodos ou SCRs em curto-circuito. – Se nenhum dos itens acima for detectado o problema está na bateria que poderá estar com elementos em curto circuito interno, interligações rompidas ou sem reaperto.
Falta de cuidados com carregadores e risco de segurança.
Veja alguns exemplos abaixo: